Signos e Deuses Egípcios

de 17 de Julho a 16 de Agosto
Deus do Sol e a principal divindade do Egipto.
Sobre o nascimento deste Deus há uma grande variedade de mitos. Para alguns; Rá nasceu de uma flor de Lotus que, com o nascer do Sol, abre as suas pétalas para libertar o astro rei e, com o cair da noite, fecha-se para proteger a estrela no seu interior.
Segundo outros, Rá surgiu nos céus sobre a forma de um pássaro – Fénix.
Uma lenda conta-nos que o Sol é o pai dos deuses e de todas as criaturas vivas. Segundo esse mito, o olho de Rá que vive independentemente do Deus, fugiu e este mandou Shu e Tefnut (dois deuses) para que o trouxessem de volta. Durante a luta o olho de Rá derramou lágrimas e, dessas lágrimas nasceram os seres humanos. A partir daí, Rá colocou o olho na frente da sua coroa com a forma da serpente Uraeus. Por ordem de Rá a serpente governa o mundo



Atributos
Os filhos de Rá beneficiam de atributos incalculáveis, sendo os principais:
- Poder
- Força
- Criatividade
Os protegidos deste Deus são extrovertidos, enérgicos e óptimos lideres. Adoram enfrentar situações difíceis e supera-las. Porém as pessoas deste signo têm uma grande dificuldade em aceitar uma derrota – esse é o ponto fraco dos protegidos de Rá. Tal como o Sol, eles sentem-se o centro do universo. Poderemos assistir aos seus desabafos e lamentos quando contrariados, mas quando a crise passa voltam a brilhar como o seu pai, o Sol.
Neitde 17 de Agosto a 16 de Setembro
Neit era a deusa da caça, o seu animal sagrado era o cão. Deusa vigilante e fiel, a ela cabia a protecção dos deuses e das suas moradas. Neit era conhecida também por “a que abre os caminhos” e a sua principal actividade seria a de guardar as almas no reino dos mortos.
Esta deusa é considerada também a protectora das actividades domesticas, dos tecelões e da educação das crianças- Neit é, pois, um Anúbis feminino, representada pelos egípcios com cabeça de chacal ou de cão. 0 prestigio de Neit chegou a ser tal, que o faraó Nectanebe II a reivindicou como sua mãe. No mito de Osiris, Neit é tida por muito sabia, tendo participado como Arbitro na luta entre Horus e Set.
ATRIBUTOS
Os protegidos por esta deusa são pessoas de grande capacidade de analise e entre seus atributos contam-se;
A paciência
A capacidade de organização
Sentido prático
Sendo cuidadosos e minuciosos, quando sabem utilizar o lado positivo desses atributos, os nativos deste signo alcançam facilmente a sua felicidade que normalmente, para eles, será a segurança e a serenidade. Mas o equilíbrio emocional está sempre em risco pela dificuldade que têm em julgar e valorizar as coisas. Por isso, segundo o mito, Neit aconselhava os seus protegidos a não se perderem em detalhes e a prestarem mais atenção às coisas realmente importantes.
Maatde 17 de Setembro a 16 de Outubro
Esta é a Deusa da Verdade, da justiça e do bom senso. Maat é uma filha de Rá (o Sol) e de um passarinho que, abandonado pelos raios solares, subiu por eles até morrer queimado pelo calor do astro rei. No momento da sua morte uma pena flutuou nos ares, essa pena era Maat.
Entre os deuses egípcios, Maat ocupa um lugar muito especial, ela é a pena usada por Anúbis, o juiz dos mortos. Como deusa do equilíbrio, Maat será, também, a responsável pela unidade do alto e baixo Egipto, simbolizando assim a força da união e seus benefícios. Sem as graças da Deusa a criação divina (terra e seus habitantes) não poderia existir, pois tudo se afundaria no caos original.
ATRIBUTOS
0 senso de justiça e a capacidade de observação -São atributos dos filhos de Maat que São pessoas de temperamento simpático e afável, para além de possuírem grandes dotes estéticos. Quando utilizam correctamente o seu espírito de justiça tornam-se famosos e populares.
Compreendem os fenómenos naturais e vivem em plena harmonia com a natureza. Os protegidos tom problemas para realizar as suas opções, pois recorrem geralmente ao parecer dos outros para sua segurança. Por isso, para um progresso de vida, precisam de aprender a fazer a sua própria escolha. De forma geral os filhos de Maat são sábios e activos.
Osirisde 17 de Outubro a 16 de Novembro
Para a mitologia do Egipto antigo o mito de Osiris é talvez o mais importante. Osiris era o rei dos deuses, o faraó que trouxe a civilização ao Egipto. Junto a Isis, sua irmã e esposa governava com justiça, mas o seu irmão Set invejava-o. Este Deus do deserto, Set, fez com que Osiris caísse numa armadilha mortal.
Depois de assassinar o irmão, cortou-o em catorze I pedaços. Isis, porém, conseguiu juntar cada uma das partes e usando os seus poderes deu nova Vida ao Deus. Após a ressurreição, Osiris e Isis geraram Horus que veio a vingar o pai e herdou o seu reino. Horus tornou-se assim o rei dos deuses da terra e Osiris passou a governar o reino dos mortos. Osiris é o deus da
renovação, de tudo o que morre e torna e nascer, o ciclo eterno da Vida.
ATRIBUTOS
Os que nascem sob a protecção de Osiris são igualmente protegidos por Isis. São pessoas de emoções e sentimentos intensos para além da grande persistência e energia. Resistem a todas as adversidades e estão sempre dispostos a lutar por aquilo que defendem ou desejam. mas também tão influencias de Set que matou o irmão Por ciúme; são, portanto, ciumentos e desconfiados. Para Contra balançar essa tendência, Osiris ajuda-os com a intuição que os pode livrar de situações perigosas.
Hatorde 17 de Novembro a 16 de Dezembro
Esta deusa (deusa dos céus) é muitas vezes confundida com Isis. Hator é a grande aceitação do panteão egípcio Mas a deusa da musica e da dança protectora dos prazeres e do amor. É ainda deusa da vaidade, simboliza pelos cuidados femininos da maquilhagem e do vestir.
Esta deusa, é muitas vezes simbolizada pela vaca sagrada, outras vezes é representada por uma mulher com cabeça de vaca e outras ainda; como uma rainha com orelhas de vaca ou com uma coroa composta por dois cornos em cujo centro esta o disco solar.
ATRIBUTOS
A capacidade de amar e a sensualidade são Os principais atributos dos nativos deste signo. Para além disso, os que nascem neste período, são alegres e divertidos. No entanto a Deusa não Os protege contra as contrariedades, 0 que pode por vezes estragar o bom humor – os filhos de Hator parecem estar permanentemente felizes mas basta uma pequena contrariedade para que se sintam as pessoas mais infelizes do mundo.
Devem pois aprender a conviver melhor com a realidade e com todos Os acontecimentos que marquem a vida. Quando compreendem que a alegria é importante mesmo nos maus momentos, atingem a felicidade plena.
Anubisde 17 de Dezembro a 16 de Janeiro
Anubis é o deus que se apresenta com cabeça de chacal. Era o guia dos mortos que acompanhava a alma na última viagem e se encarregava de pesa-la na balança<;a da verdade. Depois do deus dar o seu veredicto, a alma era encaminhada para a salvação ou para o eterno castigo.
O deus chacal é pois, 0 mediador entre o céu e a terra e temida pela falta de emoção , e pela severidade – ninguém escapava As suas sentenças. Este deus era igualmente Um guardião de Isis e teve papel importante, na ressurreição de Osiris, era ele quem vigiava o corpo do deus durante a noite para que Set não se aproximasse.
Além disso, Anubis foi quem proporcionou a Isis Os medicamentos e unguentos que deram vida ao deus moribundo.
ATRIBUTOS
Os filhos de Anubis têm grande força de vontade, paciência e inteligência aguda. Tal como o chacal sabe guiar a barca das almas, os seus filhos sabem conduzir o seu destino. são pessoas de sucesso em qualquer empreendimento a que se proponham. Porém, o sucesso demora a chegar, porque Anubis é o Senhor do tempo e retarda todas as conquistas. O seu exagerado orgulho pode torná-los egocentricos e pouco modestos. Quando conseguem dominar tais tendências, a perseverança natural e o exacto senso de justiça que possuem fazem com que superem todas as etapas da ‘viagem’.
Bastet - de 17 de Janeiro  a 16 de Fevereiro
0 Poder benéfico dos raios do sol é representando por esta deusa que foi uma das esposas de Rá. Ela era a divindade dos gatos selvagens, admirada pela sua agilidade e vigor.
Bastet defendia RA da serpente maligna, Apep, com a qual 0 deus lutava todas as noites durante a sua passagem pelo reina da escuridão.
Bastet era celebrada em grandes procissões de barcas n, o Nilo e em cerimónias orgíacas nos seus templos.
A sua representação era em geral a de uma mulher com cabeça de gato e com um chocalho numa das mãos.
ATRIBUTOS
Os seus protegidos são pessoas bondosas, humanitárias, leais e muito cordiais.
Simbolicamente, os nativos deste signo O’ têm a forma dos raios do sol e estão destinadas a trabalhar em favor dos mais fracos. Também são independentes como os gatos que, embora apreciem o carinho, preferem manter-se distantes vivendo em liberdade e fazendo apenas o que gostam. são geralmente, como a deusa, alegres e divertidos. Gostam de brincar e têm excelentes dons para o teatro e cinema. Os filhos de Bastet devem tomar em conta um factor: Como são rebeldes é preciso um controle para que a rebeldia se não transforma em revolta sem objectivo. Se isso ocorrer, os filhos da deusa tornam-se excêntricos e não conseguirão a simpatia dos outros.
Taveretde 17 de Fevereiro a 16 de Março
Esta é a deusa da fertilidade e protectora das mulheres grávidas e dos nascimentos. Ainda protegia o renascimento no reino dos mortos, o Deus A Deusa era representada por Uma hipopótamo fêmea. Segundo os egípcios, quando afundava o seu corpo no Nilo, as águas subiam, de nível provocando as famosas cheias que tornaram as margens do rio extremamente férteis. A deusa tinha seios de mulher, patas de leoa e cauda de crocodilo – uma das protegidas de Traveret foi uma das, mais famosas rainhas do Egipto; Hatshepsut.
ATRIBUTOS
Grande sensibilidade e intuição, tendências místicas e isotéricas, astrológicas ou magicas, são alguns dos atributos dos filhos da deusa. Mas a deusa provoca, nos seus protegidos, sentimentos de bondade e solidariedade.
Tal Como a grande deusa hipopótamo os seus filhos devem desenvolver a sua sensibilidade inata Para praticar o bem. Por outro lado, devem evitar o desperdício de energia, pois, tal Como as enchentes do Nilo, as coisas devem ser aproveitadas no momento oportuno – depois que a lama fertilize a terra e as águas se retirem Para o leito do rio.
Sekhmetde 17 de Março a 16 de Abril
“A poderosa’, era a deusa da força e da guerra encarregada de destruir os inimigos de Ri e do faraó. Era considerada o olho do sol, representando o poder destrutivo dos raios solares. Certa vez que Ra quis dar uma lição aos homens mandando a deusa por ordem na Terra. Quando a deusa chegou, a sua fúria foi tão , incontrolável que só a intervenção de RA a acalmou t que o deus dos deuses embebedou Sekhmet com cerveja e assim conseguiu acalma-la evitando a catástrofe eminente. A partir da, os Egípcios comemoram o dia em que foram salvos promovendo festins orgíacos durante os quais se dedicam ao culto da deusa. Em geral a deusa era representada por uma mulher com cabeça de leoa encimada por um disco solar.
ATRIBUTOS
Os filhos da deusa tinham consciência da sua forra e possuem grande vitalidade e potência física. são ainda pessoas fascinantes e de grande magnetismo. São organizados e bastante empreendedores, ousados aventureiros e inovadores.
Tal como a deusa podem correr o risco dos excessos e dos impulsos descontrolados, por isso devem tomar precauções, caso contrario poderão ocorrer riscos de “destruição”.
A deusa encontrou equilíbrio com o seu casamento (com o deus Ptah), também os seus filhos o poderiam encontrar…
Ptahde 17 de Abril a 16 de Maio
Ptah é o deus da fertilidade masculina, criador de tudo ;o que: existe: o grande mago senhor das serpentes e dos peixes. Este deus representa o espiritual, sendo considerado o grande construtor ou o divino artesão, protector das artes e dos artistas. No mito de Osiris, Ptah nasceu como parte incandescente do falo do deus, simbolizando a força geradora da vida.
Por isso, com o decorrer dos. tempos, passou a ser associado ao boi Apis, o animal sagrado que foi concebido pelo raio divino de Rá. Em sua forma animal, Ptah seria o boi preto com uma mancha triangular branca na testa e tinha a função de oráculo. 0 boi dava as suas respostas aceitando ou rejeitando os alimentos oferecidos.
ATRIBUTOS
Firmeza de temperamento, paciência e perseverança são os atributos dos filhos de Ptah. Os protegidos do deus são possuidores de talentos artísticos e tudo que se relacione com a construção de objectos.
No entanto 0 deus exige aos nativos do signo, para alcançarem a felicidade, que canalizem todas as virtudes para a realização de coisas que tenham valor espiritual e que despertem sentimentos de beleza e harmonia. Caso contrario os amados de Ptah correm o risco de se transformar em pessoas que não se realizam e vivem em constante insatisfação.
No amor, encontram a felicidade principalmente quando conseguem satisfazer a sua exigente capacidade sexual.
Tot  – de 17 de Maio a 16 de Junho
8 um dos deuses primordiais do panteão egípcio, normalmente representado como um homem com a cabeça de Ibis, a ave sagrada. Tot é uma divindade auto concebida, que apareceu no mundo sobre a flor de lotus ao amanhecer dos tempos. Tem muitos atributos, mas o principal é o de ser o senhor da palavra criador da fala e da escrita. Foi ele quem recuperou 0 olho de RI, que tinha fugido para a Núbia sob a forma de Tefnut. Como prémio RA deu-lhe a lua, transformando-o no deus do disco branco, governador das estrelas. Como funções paralelas, Tot é o grande gestor dos tempos e das medidas, criador das ciências e portador das forças que provocam o desenvolvimento das civilizações. Tot foi, no mito de Osiris, advogado do deus assassinado e de seu filho Horus.
ATRIBUTOS
Os nascidos sob a influencia de Tot têm grande capacidade de comunicação e são senhores de grande inteligência. Assim como o deus, senhor da luz e do intelecto para além de possuir o poder da noite, os seus protegidos têm uma natureza dupla e inconstante (nervosa). Por esse motivo, são muito activos e estilo sempre a inventar coisas para fazer ou dizer…
Embora sensíveis como a flor de Lotus, no amor são frios como a luz da lua e não se fixam numa paixão duradoura. Tal como a ave sagrada, Ibis, gostam de voar de galho em galho, experimentando sempre coisas novas adaptando-se aquilo que a sua inteligência não dominou.
Isisde 17 de Junho a 16 de Julho
Irmã e esposa de Osiris é uma deusa de grande importância no panteão egípcio. Segundo o mito, os quatro primeiros imãos casaram entre si Osiris com Isis, Set com Neftis. Porém Osiris traiu Isis com a outra irmã engravidando-a o que provocou o ódio mortal de Set, que jurou vingança. Quando o filho ilegítimo nasceu a mãe abandonou-o no deserto, mas a criança foi protegida por Isis apesar de ter conhecimento da traição do marido. Esse novo deus era Anubis, que se tornou o guarda da sua protectora e tia. Quando a vingança de Set foi consumada, Isis conseguiu devolver Osiris A vida e começou a instruir o filho, Horus, com vista a recuperação do poder do seu pai.
A luta pelo poder , entre Horus e Set, foi vencida pelo jovem deus graças a um sortilégio de sua mãe.
ATRIBUTOS
Os filhos de Isis gozam de uma grande sensibilidade e de poderosa imaginação. Tem um forte instinto materno ou paterno, estando sempre prontos para socorrer os necessitados. Tal como a deusa, os seus protegidos são fieis e compreensivos nas questões amorosas. Gostam da vida doméstica e são muito sentimentais, este aspecto torna-os fracos quando têm de enfrentar aborrecimentos.
Embora sejam gentis, os filhos desta deusa têm um lado que os pode prejudicar: um latente mau humor, que sempre ameaça aparecer quando as coisas não correm como, é seu desejo. Quando isso acontece, fecham-se mostrando apenas o seu lado antipático.


Encontrei este simpático Horóscopo egípcio aqui, no blog CONFRARIA DA ALFARROBA.
Não há nenhuma indicação de origem do horóscopo.
De qualquer maneira, tem uma lista boa de Deuses Egípcios, pra você começar a sua pesquisa do panteão.

Aqui, no blog MITOLOGIA E RELIGIÃO um artigo enooooorme sobre Mitologia e Religião Egípcias.
Aqui, neste link, você pode ler o livro O mundo mágico do Egito Antigo, de Christian Jacq.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...