NA MÍDIA-Prof Franco Maria Jasiello


Prefácio do Prof. Franco Jasiello para o meu livro de poesia e pintura, "Palavras e Cores"

A severidade lírica de Andrea Mariz


Franco Maria Jasiello
Natal, 1997

Este livro deve ser considerado como uma janela que deixa entrever apenas uma parte, admirável, da paisagem que prepotentemente surge da sensibilidade e da disciplina que constituem as duas vertentes essenciais da arte de Andréa Mariz.

Em nenhum momento a rígida lucidez técnica, a paciente laboração e o exercício da construção deixam-se vencer pela exuberância da sensualidade ou pela tentação do contemplativo e do narrativo, que poderiam resultar num sutil disfarce de uma proposta decorativa do elemento visual e poético. A sensualidade se afirma, mas não se banaliza na insistência dos ritmos .
A referência a uma paisagem vista por uma janela, aqui, não indica apenas que o espaço forçosamente exíguo da página limita o conhecimento, "a vista" da obra e da autora, mas declara que aquilo que mais fascina na arte de Andréa Mariz é o irrevelado de sua paisagem artística e, portanto, de seu mistério, condensado em dramáticos signos gráficos, nos quais a plasticidade é o fator dominante, com função organizativa e estrutural.
Acima de tudo, a obra apresenta uma arte que só se alcança através da busca e da inquirição feitas à parte mais sombria, mais perturbadora da alma humana. Indica, portanto, um percurso que leva à escolha de um "discurso" que reúne consciência do " tempo ", da imanência de sentimentos e objetos, reflexão sobre a condição humana de modificadora de determinada ordem.
Percurso este corajosamente enfrentado e, que, em conseqüência, estabelece e impõe seu universo lírico. O lirismo, porém, não se derrama, não se compraz de sua voz sedutora, mas é submetido à severidade vigilante de uma linguagem que não se concede pausas ou descanso




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...