Círculos Mágicos

círculo goético usado para prática de evocação

Parece-me que os Círculos Mágicos são tão antigos quanto a humanidade, pelo menos desde que o ser humano começou a fazer magia!!

Cada "ramo" da Magia tem o seu "modelo", para diferentes funções. Alguns são selos impressos, como esse aí ao lado, que é usado em Magia Cerimonial, na Evocação de Espíritos.

Alguns ramos da Magia admitem alterações até bem substanciais em seus"modelos", outros ramos são menos flexíveis.

 Aleister Crowley disse: 'A primeira tarefa de um magista em toda cerimônia é consequentemente tornar seu Círculo absolutamente impenetrável.'

O círculo mágico , grosso modo, é um círculo energético que a pessoa traça em volta de si mesma, usando um instrumento mágico, a própria mão ou então usa só o poder mental.  (Aqui tem um relato super interessante , Using the Astral Plane to Work Magical Rituals, de um magista que teve o pé amputado por conta de diabetes,  e pensou que não podia mais fazer magia pois não podia mais andar durante os rituais - Ele fala como descobriu a magia astral, e ele fala exatamente do círculo mágico).




Uma explicação sobre o círculo mágico do BLOG  do DEL DEBBIO:


"Um verdadeiro círculo mágico representa o layout simbólico do macrocosmo e do microcosmo, ou seja, do homem perfeito. Ele fica para o início e o fim como para o Alfa e o Omega, assim como para a eternidade, que não tem início nem fim. O círculo mágico, consequentemente, é um diagrama simbólico do infinito, da divindade em todos seus aspectos, e pode ser compreendido pelo microcosmo, i. e. pelo adepto verdadeiro, o perfeito mago.

Desenhar um círculo mágico significa simbolizar o divino na sua perfeição, para obter contato com ele. Acontece, acima de tudo , no momento que o mago está no centro do círculo mágico, pois por este ato o contato com a divindade é demonstrada graficamente. É o contato do mago com o microcosmo em seu “maior passo” de consciência.  Consequentemente, do ponto de vista da magia verdadeira, é muito lógico que ficar no centro do círculo mágico é equivalente a estar em unidade com a divindade universal. Disto pode-se ver claramente que um círculo mágico não é somente um diagrama para proteção de influências negativas não desejadas, mas segurança e inviolabilidade são trazidas através desta consciência e contato espiritual com o altíssimo.

O mago que fica no centro do círculo mágico é protegido de qualquer influência, não importa que seja má ou boa, pois ele próprio está, de fato, simbolizando o divino no universo. Adicionalmente, por permanecer no centro do círculo mágico, o mago também representa a divindade no microcosmo e controla e governa os seres do universo em um modo totalitário."


Brux@s, wiccan@s, reikian@s, os magist@s da thelema, cerimonial, videntes, pessoas que meditam, todo mundo usa círculos mágicos. No final do post selecionei uma lista bem "eclética" de informações sobre círculos mágicos....

Eu conheço dois círculos praticados em Magia Cerimonial: O Ritual Menor do Pentagrama e o Ritual Maior do Hexagrama. Deve ter outros, com certeza. Leia aqui no O CULTURA sobre o Ritual Menor do Pentagrama.

Eu gosto muito da explanação sobre os círculos mágicos da Silver Ravenwolf, no livro To stir a magick cauldron. Eu li em inglês, não sei se tem versão em português.

Como gosto da Wicca mas não sou adepta, eu também leio sobre e pratico outros ramos da magia, como a Magia cerimonial. Meu favoritíssimo nesse campo é o livro Modern Magick- 12 Lessons in the High Magickal Arts, de Michael Donald Kraig. Também em inglês. A descrição dele do Ritual Menor do Pentagrama, criado pela Golden Dawn, é muito detalhado e fácil de seguir. Outro autor que eu gosto muito é o o Franz Bardon. Dele foram publicados em português os títulos:

O Caminho do Verdadeiro Adepto (CVA)
A Prática da Evocação Mágica (PEM)
A Chave para a Verdadeira Quabbalah (CVQ) 


NOTA: Eu sou  uma estudante de Magia, e comecei esse blog em 2009 para colecionar os textos e imagens que eu encontrava e não queria perder. Agora chegou a hora de partilhar o conhecimento e experiência que eu adquiri no meu caminho.

O primeiro livro que fala de magia e rituais é  Rituais Místicos com Mãe Maria. Neste livro eu reuni uma infinidade de informações sobre a Virgem Maria, pois ela é uma das minhas guias no meu caminho espiritual, que me acompanha há décadas.

Há inúmeras orações no livro, não só católicas, mas também as suas correspondentes em outras religiões, como Oxum, na Umbanda, alguns hinos da igreja ortodoxa, orações espíritas, ciganas, pois eu fiz uma panorama de como a Virgem Maria é vista e adorada em outras religiões além da católica.

Na segunda parte do livro eu falo de como criar um ritual personalizado - e estas instruções podem ser usadas por qualquer magista, católico ou pagão.Mostro um passo-a-passo detalhado e quais elementos você precisa reunir para criar um ritual só seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...