Deusa Afrodite



Afrodite (em latim, Venus) era considerada filha de Zeus e da filha de titãs, Dione. Segundo uma outra versão, ela brotou da espuma do mar, fecundada pelo sangue de Urano quando este foi castrado. Ela era honrada como deusa do amor e da beleza. Sua atratividade encontrava-se em seu cinturão, que uma vez a própria Hera pediu emprestado para encantar o marido. Afrodite era também considerada deusa da primavera, dos jardins e das flores. Certa vez ela se apaixonou por Adônis, o belo filho de um rei. Preocupando-se com a sua vida, ela lhe pediu para não mais caçar, mas Adônis não lhe deu ouvidos. Numa caçada, ele foi morto por um javali, que Ares, enciumado, incitara contra ele.
Quando procurava o seu corpo, Afrodite arranhou-se nos ramos espinhosos da floresta. Das gotas de seu sangue, que caíram por terra, brotaram as rosas. Do sangue de Adônis morto, ela fez com que brotassem anêmonas, e através de seus dolorosos lamentos ela conseguiu de Zeus que ele só passasse uma parte do ano nos Ínferos, podendo alegrar-se com o amor da deusa durante o tempo restante. Adônis é originalmente um dos numerosos deuses orientais que morrem e voltam a nascer. Mais tarde, este mito passou a ser visto como um símbolo da morte e do renascimento da natureza.
Afrodite era também honrada como deusa dos mares e da navegação, e invocada para propiciar viagens marítimas seguras. Suas servas são as Cariátides, as deusas da graça. Dentre os romanos, a deusa Vênus era igualada a Afrodite. Ela era considerada como a mãe do clã ao qual pertenceu Júlio César.
Suas festas eram chamadas de afrodisíacas e eram celebradas por toda a Grécia, especialmente em Atenas e Corinto. Seus símbolos incluem a murta, o golfinho, o pombo, o cisne, a romã e a limeira.

o texto acima é um excerto de um loooongo artigo sobre Mitologia Grega, de autoria de BLOG STAR NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Posts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...